Essa questão é tratada em diversas passagens bíblicas. Primeiramente, em I Timóteo 3:2 diz: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar.” Depois, no verso 12 “O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.” Mais adiante em Tito 1:6: “Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.” Essas três passagens têm sido interpretadas por alguns para indicar que o ancião ou diácono devem ser pessoas casadas.
O assunto não é a condição marital do ancião ou diácono, mas sua pureza moral e sexual. Essa qualificação encabeça a lista porque os lideres são mais vulneráveis nessa área. Algumas pessoas pensam que a expressão “marido de uma só mulher” significa que diáconos devem ser casados. Mas isso não é correto. Em grego, a frase “marido de uma só mulher” literalmente se lê: “homem de uma mulher.” Para um homem casado ser considerado apto para uma posição de liderança na igreja, ele deve ser comprometido com sua esposa. Essa qualificação está tratando da fidelidade no casamento e da pureza sexual; não do casamento como exigência. Se fosse assim, o homem teria que ser casado e pai, porque a segunda metade de I Timóteo 3:12 declara que é preciso que o diácono “governe bem seus filhos e a própria casa.” Devemos interpretar dessa forma: se um homem é casado, ele deve ser fiel à esposa; se ele tem filhos, deve governá-los bem.
Alguns pensam que esse requerimento exclui homens solteiros da liderança da igreja. Mas se essa fosse à intenção de Paulo, ele teria desqualificado a si mesmo (ICor 7:8). O homem de uma só mulher é alguém totalmente devotado a sua esposa, mantendo- lhe singular devoção, afeição e pureza sexual. Violar isso é deixar de ser “irrepreensível” (Tito 1:6-7). O apostolo Paulo elogia o estado de solteiro porque ele possibilita mais dedicação ao serviço do Senhor (I Coríntios 7:32-35). Por que Paulo teria restringido homens de posição de liderança da igreja quando ele acreditava que “quem não é casado cuida das do Senhor, de como agradar ao Senhor” (verso 32)? Nos primeiros nove versos desse capitulo, Paulo estabelece que, tanto a vida de casado como a de solteiro são boas e justas diante do Senhor. O ancião ou o diácono podem ser casados ou solteiros, contanto que preencham as qualificações de religiosidade assinaladas nas epístolas de I Timóteo e Tito.
Essa matéria foi encontrada no site www.jovemadventista.com.br e posta nesse blog por Daiane Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário