Seja bem-vindo. Hoje é

24 de set. de 2010

ASSOCIAÇÃO BAHIA REALIZA CAMPAL PARA PEQUENOS GRUPOS


O Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, será o palco da II Campal de Pequenos Grupos da Associação Bahia. No dia 27 de Novembro de 2010, das 15 às 19 H, trinta mil pessoas celebrarão as bênçãos alcançadas em 2010 e participarão do lançamento do programa oficial do campo para 2011: Amigos da Esperança. Na ocasião celebraremos também os 16 anos da Rádio Novo Tempo Salvador, AM 920. Estão confirmadas as seguintes presenças: Pr. Jolivê Chaves - líder do Ministério Pessoal para a América do Sul; Pr. Everon Donato - líder do Ministério Pessoal para a região Nordeste; Pr. Ivan Saraiva - Orador da TV Novo Tempo; Os cantores Tatiana Costa, Vagner Dida, Rogério Reis e o Quarteto Novo Tempo. Os ingressos para a campal deverão ser providenciados no departamento de Ministério Pessoal da Associação Bahia pelos coordenadores de pequenos grupos de cada igreja. O investimento será de R$ 7,00 e cada participante deverá levar 1 quilo de alimento não perecível para o projeto Mutirão de Natal. Informações detalhadas com o pastor do seu distrito ou na AB com Patricia pelo telefone: (71) 2202-4412. Clique AQUI e faça o download do folder contendo os desafios da campal para os PG's.

16/09/2010 - Enviada por Manoel Chaves Medeiros Filho


Por Edvaldo Horta


Mais de 2,5 mil jovens de Recife reafirmam compromisso missionário

Recife, PE ...[ASN] A Igreja Adventista existe há mais de 100 anos em Pernambuco. O estado foi um dos pilares para o desenvolvimento da mensagem na região nordeste, ao receber a visita de missionários que chegaram para evangelizar essas terras, de barco ou de trem. Todo esse esforço ajudou na consolidação da Igreja em toda a região, que cresce a uma média de 40 mil novas conversões a cada ano. Despertar na juventude esse fervor evangelístico foi o motivo para a realização do Congresso Jovem Missionário, ocorrido no último sábado em Recife, PE, e que reuniu cerca de 2.600 jovens no Centro de Convenções da cidade.
A proposta do encontro foi mostrar o funcionamento da Igreja Adventista, e o papel de cada missionário voluntário nessa estrutura. "Os jovens perceberam que a igreja não é um clube de iates, mas sim uma frota de barcos de pesca", disse o pastor Rafael Santos, líder do Ministério Jovem para a região metropolitana do Recife (Associação Pernambucana) e organizador do evento. A metáfora serve para ilustrar o ideal de serviço que é requerido para o jovem que aspira ao envolvimento missionário.


Lideranças adventistas do Nordeste prestigiaram o evento, como o pastor Geovani Queiroz, presidente da Igreja para esta região do Brasil; pastor Carlos Campitelli, líder do Ministério jovem para o Nordeste, além de administradores e lideranças pernambucanas. O envolvimento dos jovens no cotidiano eclesiástico foi enfatizado na programação. Eles foram motivados a realizarem a assinatura da lição da Escola Sabatina e desafiados a serem fiéis na devolução de dízimos e ofertas. Receberam uma Bílbia customizada do congresso, além de fichas batismais com orientações sobre como levar a mensagem aos amigos.


O evento foi marcado por encenações e mensagens musicais. "Todos os nossos jovens descobriram que a evangelização não é uma atividade para horas vagas. Eles foram desafiados a cumprirem a missão, disse o pastor Santos". Os jovens demonstraram entusiasmo com a cerimônia. "Neste congresso falaram o que nós jovens precisávamos ouvir", disse Tiago Mota, 21 anos. "Nunca me senti tão adventista" falou Glêce Amorim. "Quero salvar pessoas a todo preço" destacou Fabiana Paes, 28 anos.
O ápice do encontro ficou com o testemunho e batismo de César da Silva, 22 anos, onde atualmente encontra-se preso na Penitenciária Agroindustrial São João, Itamaracá/PE. Após receber estudos bíblicos, ele foi acompanhado pelo agente peninteciário Edvaldo Ferreira ao evento, onde ali foi batizado. Todos saíram reavivados, inflamados e comprometidos a salvarem do pecado e guiarem no serviço.

(Equipe ASN, Heron Santana, Rafael Santos)
20/09/2010 - Enviada por Washyngton Freitas Santos da UNEB
Por Edvaldo Horta

18 de set. de 2010

Política que vai de mal a pior

Simony, Andréia Schwartz, Mulher Melão, Dinei e Vampeta estão entre os famosos que posaram nus em revistas como Playboy, Sexy e G Magazine e estão tentando carreira na política nas eleições de outubro. A cantora Simony é candidata a deputada estadual pelo PP de São Paulo. Mulher Melão, por sua vez, tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo nanico PHS. Apontada como testemunha-chave no escândalo que derrubou o ex-governador de Nova York Eliot Spitzer, a brasileira Andréia Schwartz (PRP) disputa uma vaga de deputada estadual pelo Espírito Santo. Já os ex-jogadores Vampeta e Dinei disputam, respectivamente, as vagas de deputado federal pelo PTB de São Paulo e de deputado estadual pelo PDT de SP.

(Folha, 15/9)

Nota: Segundo Marcelo Semer, em texto publicado no Terra Magazine, “não deixa de ser uma ironia o fato de que na eleição em que se pretendeu retirar o humor da cobertura de política, seja um palhaço, literalmente, o candidato a deputado com maior destaque. [...] O fato de Tiririca ter tanto destaque na eleição e José Serra tão pouco também não é gratuito. É fruto do esvaziamento político da eleição, a marca de 2010. O fenômeno não é novo, mas é de se registrar que a política nunca esteve tão ausente de uma eleição como agora. [...] O efeito retardado deste debate apolítico pode ser devastador. Ou não. Quem sabe se as coisas andam tão ruins que pior não ficarão.”

Comentário do jornalista Ruben Holdorf: "Dinei teve a carreira encerrada precocemente devido ao envolvimento com drogas. E tem mais: Por que a Justiça permite que Tiririca concorra? O fato de ele confessar desconhecer as atribuições de deputado já seria o suficiente para qualquer juiz de bom senso impedi-lo de concorrer a algum cargo público. Bebeto, Romário, Marcelinho Carioca, o que vai ser do Brasil nas mãos dessa gente? A indústria do mau-caratismo e da impiedade toma conta do País e faz um arrastão imoral em todos os lares via mídia."

11 de set. de 2010

Pioneiros da Mata

No dia 29/08, o Clube de Desbravadores Poneiros da Mata participou da avaliação de nós e amarras para a classe de amigo.Caminhamos às 04:45 da manhã, partindo da Igreja das Barreiras até o Parque Metropolitando de Pituaçu (Veja as fotos). Lá foram realizadas as avaliações e houve muito esforço e êxito, além da diversão e muito trabalho em equipe.


O destaque vai para as unidades do Clube Pioneiros da Mata, em especial a Unidade Pinheiro que teve o melhor desempenho; as unidades Puma e Leão também foram muito elogiadas por seu espírito de equipe e o bom desempenho de grupo soba liderança de seus capitães Juliana Vieira e Udevilson. Vale lembrar que a unidade Pinheiro estava desfalcada do seu capitão, mas o secretário Joilson e o experiente desbravador Aislan foram fundamentais no resultado positivo da unidade.
Parabéns a todos e que o Senhor os abençõe.

Postado por Edmarlon




Segue abaixo um link com todas as fotos da caminhada e os vídeos do final da avaliação.


Álbum de Fotos
Video 1


Vídeo 2




6 de set. de 2010

O FALECIMENTO DA ORAÇÃO

Faleceu, na vida dos negligentes e frios na fé, a dona "oração", que já estava enferma desde os primeiros séculos da era Cristã. Foi proprietária de grandes avivamentos bíblicos e de grande poder e influência no passado. Os médicos constataram que sua doença foi motivada pela "frieza de coração", devido à falta de circulação do "sangue da fé".Constataram ainda: "dureza de joelhos -não se dobravam mais -"fraqueza de ânimo" - e muita falta de boa vontade.
Foi medicada, mas erroneamente, pois lhe deram grandes doses de "teologia da prosperidade", mudando-lhe o regime; o "xarope de reuniões sociais" sufocou-a; deram-lhe injeções de "dinheiro", para ver se resolvia o problema, mas isso provocou contendas. Tentaram até mesmo introduzir uma sonda para que recebesse novos medicamentos, destes que estão sendo testados em várias cobaias chamadas "igrejas modernas", o que provocou confusão doutrinária, má circulação nas amizades, trazendoainda rivalidades e ciúmes, principalmente entre os jovens.
Administraram-lhe muitas "programações diferentes", e comprimidos de "inovações". Até cápsulas de "brincadeiras" lhe deram para tomar.
RESULTADO: morreu dona "oração"!
A autópsia revelou: falta de alimentação, como "pão da vida", carência de "água viva" e ausência de vida espiritual. Também foi constatado, através de familiares da falecida, que o caso foi agravado pela ausência de costumes simples como a oração pessoal, a participação nas reuniões de oração.
Em sua memória, a vida pessoal dos Negligentes, situada na Rua do mundanismo, número 666, estará fechada para as reuniões de quartas e quintas feiras; aos domingos, participará de apenas uma reunião de manhã ou à noite, isso quando não houver dias de feriado, emendando o lazer de sexta a segunda feira.
E você, também matou a dona oração???

 Dom, 15 de Fevereiro de 2009

 Pr. Guilherme Ávilla

 Blog Jovens Adventistas

 Por Edvaldo Horta

3 de set. de 2010

Dica da Semana

A dica desta semana é para nos auxiliar nos estudos do Espírito de Profecia. Pra quem não possui ainda os maravilhosos livros inspirados de Ellen White acesse o site www.ellenwhitebooks.com e tenha todas as obras da profetiza do Senhor em português, inglês e espanhol.
Delicie-se com as mensagens celestiais, os relatos históricos detalhados e as advertências para o tempo do fim.



Edmarlon

Torneio distrital de Futsal 2010


No domingo dia 22/08/2010, aconteceu o torneio de Futsal do distrito do Cabula. Devido a alguns contratempos apenas participaram três igrejas: Cabula (Sede), Barreiras e Cabula VI.
No sistema de confronto triangular, ou seja, os três times se enfrentando e o maior pontuador sagra-se campeão. A igreja do Cabula (Sede) venceu nos pênaltis os irmãos do Cabula VI e conquistou o título.
Assistam o vídeo:


Vejam o vídeo da premiação.



Parabéns ao Cabula e esperamos que a igreja das Barreiras tenha melhor sorte, pois ficou com o terceiro lugar.

Edmarlon

Ingestão de marisco aumenta risco de diabetes

A ingestão regular de peixe branco e gordo protege contra o desenvolvimento da diabetes tipo 2. No entanto, a ingestão de marisco parece ter um efeito contrário, revela um estudo publicado na revista Diabetes Care. Para esse estudo, os pesquisadores da University of Cambridge, no Reino Unido, contaram com a participação de 9.801 homens e 12.183 mulheres saudáveis, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, os quais forneceram dados relativos ao seu consumo semanal de marisco e peixe branco, nomeadamente, bacalhau, linguado ou peixe gordo, como a cavala, arenque, atum e salmão.

O estudo revelou que, ao longo de um período médio de 10 anos, 725 participantes desenvolveram diabetes tipo 2 e que o risco de desenvolvimento dessa patologia foi cerca de 25% menor nos participantes que ingeriram uma ou mais porções de peixe branco ou gordo por semana.

Inesperadamente, os investigadores verificaram que os participantes que ingeriram quantidades semelhantes de marisco, principalmente camarão, caranguejo e mexilhões, tinham um risco 36% maior de desenvolverem diabetes tipo 2.

O baixo risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 relacionado com a ingestão de peixe branco e gordo e o risco elevado com a ingestão de marisco mantiveram-se mesmo quando os pesquisadores tiveram em conta alguns fatores de risco para a diabetes, nomeadamente a atividade física, a obesidade e o consumo de álcool, de frutas e vegetais.

Na opinião da líder do estudo, Nita Forouhi, a relação entre o consumo de marisco e o risco de diabetes requer ainda mais estudos."

(Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo)

Comentário de Ana Carolina, aluna adventista do curso de Medicina da PUC-SP: O capítulo 11 do livro de Levítico traz, de forma detalhada, especificações da lei mosaica sobre animais próprios ou não para a alimentação humana. No versículo 12 desse capítulo, encontramos um expressa recomendação contra os assim chamados frutos do mar: “Todo o que nas águas não tem barbatana ou escamas será para vós outros abominação.”

Alimentação, nutrição e leis dietéticas são um tema bíblico amplo que começa com a criação de plantas por Deus para servir de alimentação para Adão e Eva. Isso demonstra que antes mesmo de criar o ser humano, Deus criou alimento para ele. Isso deve representar algo para o homem moderno, assolado por diversas doenças causadas por um regime alimentar inadequado.

As leis dietéticas delineiam cuidadosamente o que Deus queria que o homem comesse ou não (alimentos puros e impuros). A classificação dos alimentos, desde então, tornou-se parte da religião, lei e cultura hebraicas. Aderir a essas leis simbolizava a obediência e o amor a Deus por parte do Seu povo. Mesmo no cativeiro, essas leis ajudaram o povo de Deus a manter-se unido como uma nação separada. A obediência de Daniel, ao comer apenas alimentos limpos, apesar da imensa variedade que vinha da mesa do rei, é admirável.

A sociedade contemporânea nos oferece hoje um banquete, provavelmente muito maior do que aquele que foi oferecido a Daniel e seus amigos. No entanto, a mesma sociedade gasta, anualmente, bilhões para tratar doenças decorrentes de uma alimentação deturpada. No entanto, o lucro que se consegue com a indústria de alimentos, bebida e tabaco é muito superior aos gastos que se tem ao tratar das pessoas que ficam doentes em decorrência desses produtos.

Deus, no intuito de proteger Seus filhos, Se preocupou com nosso estilo de vida antes mesmo de nos criar e detalhou em Sua palavra a receita para a saúde e a felicidade plena.

Devemos aproveitar o alimento na medida em que precisamos dele, fazendo escolhas saudáveis e em porções apropriadas, lembrando que, ao fazê-lo, honramos a Deus, que escolheu nada menos que nosso corpo para ser Seu templo. 
 
Esta matéria foi retirada do blog Saúde e Família 
Edmarlon

2 de set. de 2010

Por que celebrar o sábado e não as festas cerimoniais?

Primeiro é importante destacar que não cremos na abolição da Lei, nem mesmo da lei cerimonial (Mateus 5:17-19). As festas cerimoniais (ler Levítico 23) não foram abolidas: a função delas foi transferida para Jesus Cristo.Como todas as festividades apontavam para Ele, hoje continuam se cumprindo em Jesus o Sumo Sacerdócio (Hebreus 8:1,2) e o Dia da Expiação, por exemplo, que é um dia de juízo, no qual Ele julga a humanidade (João 5:22; 1 Pedro 4:17; Apocalipse 14:6, 7) antes do retorno glorioso dEle (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12).
O comentário a seguir do livro Questões Sobre Doutrina (Casa Publicadora Brasileira, 2009) é importante para a compreensão desse assunto:
“O principal propósito da lei cerimonial não terminou na cruz. Ao contrário, o ministério que ela indicava foi transferido para Cristo, que agora ministra como nosso sumo sacerdote no santuário celestial. A ministração da lei cerimonial funcionava como um tipo que apontava para a obra de Cristo como antítipo. Assim, há uma continuidade de uma para a outra” – p. 124.
Não cremos ser errado um filho de Deus celebrar as festas de Levítico 23, caso faça parte de sua cultura – mesmo que tenhamos a compreensão teológica de que elas se encontraram e ainda se encontram com nosso Salvador. E isso, desde que a pessoa creia no Messias (João 3:16).

Que nosso Deus lhe abençoe e guarde.

Leandro Quadros
Publicado em 31 de maio de 2010
Blog Na Mira da Verdade 


Por Edvaldo Horta

Por Que Alguns Adolescentes Permanecem na Igreja Quando Adultos?

Um estudo de jovens adventistas do sétimo dia ativos na Europa oferece um retrato dos fatores que poderiam estar associados com jovens adventistas que poderiam prever estarem na Igreja em 20 anos.
Indicadores-chave preliminares incluem uma congregação que oferece um "clima de pensamento". O estudo sugere que os jovens que desenvolvem uma posição original em sua fé por formular perguntas e desafiar dirigentes da Igreja disseram que têm maiores probabilidades de permanecer na Igreja, em comparação com jovens nas congregações que apenas enfatizam o conformismo.
Manuela Casti é a pesquisadora-chefe para Valuegenesis Europa. Os resultados serão publicados num livro que está sendo programado para lançamento neste outono (o hemisfério norte).
Outros resultados preliminares da pesquisa, envolvendo 6.000 respondentes, sugerem que o compartilhar pessoal e a interação com um pai em questões de fé grandemente aumenta a possibilidade de que os jovens antecipem permanecer adventistas na idade adulta.
O estudo da Valuegenesis Europa é o primeiro deste tipo para a Igreja Adventista no continente. Os pesquisadores esperam que os novos dados sirvam como uma ferramenta para dirigentes da Igreja moldarem o gerenciamento do ministério adventista na Europa.
Os pesquisadores empregam um questionário com 335 perguntas em 17 línguas para estudar adventistas entre as idades de 14 a 25 anos. Cerca de 41 por cento dos respondentes disseram que estavam inseguros quanto a seu futuro na Igreja, enquanto outros 6 por cento disseram que eram contra a ideia de estar na Igreja em 20 anos. Os resultados desse estudo, de 2006-2007, estão sendo agora avaliados por uma equipe de eruditos adventistas do Colégio Newbold, na Inglaterra, a Universidade Adventista de Friedsau, na Alemanha, e a Universidade Adventista Saleve, na França. As conclusões devem ser divulgadas num livro neste outono (do hemisfério norte).
Manuela Casti, a pesquisadora-chefe, declarou que os elevados índices de abandono da fé entre a juventude na Europa motivou o seu envolvimento no estudo. "Onde fui criada, na Itália, provavelmente 70 por cento deixaram a Igreja", declarou Casti, que também faz conferências no Colégio Newbold, que per cento à IASD, localizado em Berkshire, Inglaterra.
Os novos dados poderiam ressaltar uma necessidade de crescente apoio administrativo para os Ministérios da Família, declarou Corrado Cozzi, diretor de jovens para a região denominacional Euro-África, que também atua na comissão de estudo da pesquisa. Ele disse que se constatou que a decisão de um jovem tornar-se adventista é mais influenciada pela família, a longo prazo, um pastor e outros adultos na igreja do que um pastor de jovens ou amigos de mesma idade.
Embora os pesquisadores dissessem que as mães são geralmente as "rochas fundamentais" da fé no lar, são os pais que poderiam realmente determinar uma decisão positiva pela Igreja. Os respondentes da pesquisa que discutiram questões de fé com seus pais eram 70 por cento mais tendentes a se verem como permanecendo na Igreja do que aqueles que disseram que o seu pai não discutia religião com eles.
O membro da comissão de pesquisa, Paul Tompkins, que serve como diretor de jovens para a região Trans-europeia, da Igreja, declarou que os dados "revelam muito claramente que como homens, alguns de nós não somos bons em conversar sobre a fé com nossos filhos. Podemos falar sobre carros ou esportes, mas mesmo se discutirmos religião, isso muitas vezes se dá como outros homens".
O estudo europeu se baseia em pesquisas com jovens adventistas nos Estados Unidos. Dois estudos, de 1990 e 2000, também intitulados Valuegenesis, inspiraram um aumento de apoio ao ministério de jovens, declarou Bailey Gillespie, pesquisador-chefe dos estudos norte-americanos. Um terceiro estudo de Valuegenesis nos EUA está marcado para ser lançado em outubro.
"As igrejas irão precisar elevar e reconhecer a importância do ministério pelo crescimento da Igreja", disse Gillespie, diretor do Centro John Hancock para Ministério da Juventude e Família, na Universidade La Sierra em Riverside, Califórnia, EUA. Num estudo longitudinal ao longo de 10 anos, quase 50 por cento dos jovens adventistas pesquisados tinham deixado a Igreja ou tornaram-se membros inativos em meados de seus 20 anos.
"Tornou-se crescentemente evidente que o clima congregacional foi um importante fator, não o que os líderes fazem [na sede mundial da Igreja Adventista]", declarou Roger Dudley, autor do livro "Why Our Teenagers Leave the Church" [Por que nossos adolescentes deixam a Igreja], tendo por base um estudo de 10 anos.
"Muitas pessoas disserm que amavam a sua Igreja", declarou Dudley. "Suas congregações os aceitavam, davam-lhes importantes tarefas, e faziam que sentissem ser um lugar maravilhoso e seguro. Por outro lado, muitas pessoas não gostavam [de sua congregação em particular] porque não se sentiam parte da mesma. Era-lhes fácil abandoná-la e deixar de frequentá-la.
Os pesquisadores europeus diseram que esperam que o novo estudo ofereça lampejos sobre um ponto de vista especificamente europeu da fé de jovens. Os respondentes eram mais velhos do que aqueles nos EUA e foram pesquisados nas igrejas, diferentemente do que se deu nos EUA, onde as pesquisas foram principalmente conduzidas nas escolas. Há muito menos escolas adventistas na Europa do que nos Estados Unidos.
Casti, a pesquisadora-chefe da Valuegenesis Europa, disse que novos dados assinalam uma necessidade de contato intergeracional tanto no lar quanto na Igreja. Interações com amigos em pessoa ou mediante a mídia social não são suficientes para manter os jovens na Igreja, ela disse.
"Quando atribuímos responsabilidade a um jovem, é geralmente no departamento de jovens ou em música", ela comentou. "Mas um envolvimento em outras áreas permitiria mais contato com gerações mais velhas".
Isso não significa que o envolvimento de ministério jovem seja uma coisa má, disse Casti. Pode ajudar os jovens a amadurecerem e contribuírem para a diversidade geracional; contudo, quando jovens lideram outros jovens, um padrão de segregação geracional se manifesta. A tendência é vista na Igreja Adventista e outras denominações, ela disse. Muitas vezes um jovem se gradua de um ministério jovem e termina também se graduando da Igreja, declarou Casti.
Adicionalmente à importância da família e outros adultos, os pesquisadores descobriram também relevância na programação da própria igreja. Os respondentes que ouviram pregações que "auxiliaram no viver diário" na igreja revelaram-se 450 vezes mais tendentes a desejar permanecer ativos em sua fé do que aqueles que não se identificavam com sermões semanais.
Tenha um jovem apoio dos pais ou da congregação, a chave é propiciar um ambiente de "trocas francas, abertas e transparentes", disse Casti. Ela declarou ser grata aos adultos que lhe permitiram crescer em tal ambiente. "É por isso que estou aqui".
-- Helen Pearson contribuiu para esta matéria

10 Mar 2010, Silver Spring, Maryland, United States

Ansel Oliver/ANN

Por Edvaldo Horta